Pato Branco e Região.
Telefone: (46) 3223-1232

Trânsito de Pato Branco recebe redutores eletrônicos de velocidade

  • 25/10
  • Pato Branco
  • Assessoria de imprensa

Buscando ampliar a segurança dos pedestres e condutores que trafegam pelas vias públicas de Pato Branco, após estudo técnico, realizado pela Soluções em Trânsito KM Zero LTDA, o trânsito receberá redutores eletrônicos de velocidade, as lombadas eletrônicas. Inicialmente serão instalados em seis locais, dos 21 previstos. A instalação ocorrerá gradativamente.

Neste momento, as ruas contempladas são: Rua Itacolomi, entre as Ruas Caetano Munhoz da Rocha Frei Caneca; Rua Pedro Ramires de Mello, entre as Ruas Caetano Munhoz da Rocha e Emílio de Negri; Rua Itabira, entre as Ruas Visconde de Nacar e Fernão Dias Paes; Avenida Tupi, entre a Via da Inovação e Travessa da Cerâmica; Avenida Tupi entre as Ruas Nereu Ramos e Osvaldo Aranha; e Avenida Tupi entre as Ruas Ribeirão Preto e Rua do Príncipe, na Zona Sul.

“Os pontos foram indicados por estudo técnico”, explica o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, onde se constatou o excesso de velocidade por parte dos condutores e grande circulação de pessoas, gerando desta forma, risco potencial de acidentes de trânsito. “Estamos tentando, de forma mais eficiente, prevenir a ocorrência de acidentes e preservar a vida humana. Somente neste ano, 2023, já são três óbitos registrados ocasionados por excesso de velocidade e 68 atropelamentos, de acordo com dados do Samu”, frisa o diretor.

Ainda, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Pato Branco, entre os meses de janeiro a setembro deste ano, foram registrados mais de 550 acidentes de trânsito, relacionados ao excesso de velocidade.

O sistema instalado possibilitará, ainda, interligação com os órgãos de segurança do município, os quais poderão acessar em tempo real as câmeras instaladas junto aos dispositivos, visando ações de segurança. “Desta forma será possível obter informações sobre veículos furtados, roubados ou que tenham participado de alguma ação ilícita, quando da circulação destes veículos nestes pontos. Por fim, a lombada eletrônica trata-se de uma ferramenta tecnológica eficiente na preservação da vida e no combate à criminalidade”, conclui Dolenga.

Os dispositivos são do tipo redutor eletrônico de velocidade, com um mostrador digital onde é possível o condutor visualizar a velocidade do veículo no ponto.

A instalação é realizada pela empresa Splice Indústria Comércio e Serviços Ltda. A expectativa é de 15 dias para instalação. Após, os equipamentos entrarão em funcionamento em caráter de adaptação aos condutores, ou seja, realizará a operação normalmente, porém não gerando as infrações de trânsito por excesso de velocidade.

Após esse período, serão iniciadas as operações dos equipamentos com a fiscalização de velocidade, onde será informada pelo Depatran.

Todos os locais serão sinalizados conforme a legislação vigente.

 

Fonte: Prefeitura de Pato Branco

Voltar
Entre em Contato
Telefone: (46) 98824-0577
Endereço: Rua da República, 551 - São Cristóvão
Pato Branco - PR
Facebook
Receba Nossas Novidades