A quarta edição do Paraná Combate, a principal competição de artes marciais do Estado, será realizada em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, entre os dias 11 e 15 de setembro. O evento, que faz parte dos Jogos Oficiais promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), vai reunir mais de 1,5 mil atletas, além de técnicos, árbitros e dirigentes, totalizando cerca de 2 mil participantes.
Modalidades e Participação
A competição, que foi criada em 2021 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, contará com atletas de 71 municípios, que disputarão em dez modalidades: muay thai, kung fu, wrestling, judô, kickboxing, karate, capoeira, boxe, jiu-jitsu e taekwondo. As categorias envolvem tanto a juventude (de 15 a 17 anos) quanto o público adulto (acima dos 18 anos).
Exceto pelo karatê e a capoeira, todas as modalidades serão disputadas simultaneamente no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, que será o palco principal das competições.
Estrutura e Organização
O evento é realizado em parceria com as federações esportivas das modalidades e conta com o suporte de uma equipe de 300 profissionais, incluindo comissão técnica, staff e dirigentes. Além disso, 250 árbitros foram contratados para garantir o bom andamento das competições.
O coordenador de Jogos de Rendimento da SEES, Emerson Venturini, destacou a importância do Paraná Combate: “As artes marciais têm muita força no nosso Estado. O Paraná Combate é um evento singular no país, com um investimento público sem precedentes.”
Histórico do Evento
Desde sua criação, o Paraná Combate já passou por diferentes cidades do Estado. As duas primeiras edições ocorreram em Londrina (2021 e 2022), enquanto a edição do ano passado foi realizada em Cascavel, com a participação de 2,2 mil pessoas. Agora, em Pato Branco, a expectativa é novamente reunir um grande público e fomentar o esporte na região.
Informações e Resultados
Os documentos oficiais do Paraná Combate, como boletins, programação e resultados, estarão disponíveis em breve no site da Secretaria do Esporte através deste link.
Fonte: Diario do sudoeste