Paraná contrata obras do Contorno Noroeste de Pato Branco

  • 30 JUN 2025
  • Pato Branco

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou a implantação do lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, na região Sudoeste do Estado. O investimento previsto é de R$ 148.900.000,00, consolidando mais uma etapa estratégica para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária no município.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a obra chega em sequência à recente finalização do trecho em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia. “Em breve vamos inaugurar essa restauração da rodovia. E logo na sequência teremos essa nova obra em Pato Branco, quase juntas uma na outra, mais um grande investimento no município e região, dessa vez para retirar o tráfego de caminhões de dentro de Pato Branco, proporcionando mais qualidade de vida para os habitantes e segurança para todos”, afirmou o secretário.

Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, a Ordem de Serviço que estabelecerá a data de início das atividades será emitida em breve. Os primeiros seis meses do contrato serão dedicados à elaboração do projeto executivo de engenharia, com atividades de campo, análises técnicas e levantamentos. Após a aprovação do projeto pelo DER/PR, será autorizado o início efetivo das obras, previsto para o começo de 2026. O prazo total do contrato é de 900 dias (30 meses).

O projeto contempla a pavimentação de 14,34 quilômetros da PR-916, formando o Contorno Noroeste de Pato Branco. O traçado terá início na rotatória do entroncamento com a PR-493 e seguirá até a PRC-158. A pista será em pavimento asfáltico, com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura cada e acostamentos de 3 metros em ambas as laterais. Também estão previstas terceiras-faixas em trechos de subida mais íngreme, totalizando 8,12 quilômetros.

Entre as principais estruturas do empreendimento estão a construção de um viaduto no entroncamento com a PRC-158, no final do contorno, e uma interseção em nível no entroncamento com a Estrada Irineu Bertani, acesso para o aeroporto municipal.

O projeto inclui ainda a implantação de um sistema de drenagem para águas pluviais, dispositivos para o manejo de cursos d’água — como bueiros, pontilhões e galerias — além de nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária e serviços complementares como o plantio de vegetação nos espaços próximos à pista.

Fonte: Diário do Sudoeste

Voltar