Pato Branco ganhará mural na Avenida Tupi

  • 23 DEZ 2025
  • Pato Branco

Iniciativa da Doce Pequi busca resgatar a história dos povos originários e presentear a cidade neste Natal com uma nova obra de arte urbana
A paisagem urbana de Pato Branco vai ganhar, de presente de Natal, uma nova obra de arte. O coletivo Doce Pequi, liderado pelo artista visual Rodrigo Piasecki, iniciou a produção do projeto “Muralzão”, uma pintura em grande escala que ocupará a lateral de um prédio na região central da Avenida Tupi.

Financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Paraná, a obra retratará a figura de uma mulher indígena, buscando resgatar a memória dos povos originários.

O projeto, que está além da arte pela arte,  é uma provocação deliberada para estimular o pensamento crítico sobre a história local. A escolha da figura indígena, segundo Piasecki, nasce de um questionamento sobre as narrativas históricas celebradas na região. “Pato Branco é uma cidade que valoriza, com toda a razão, a história dos seus pioneiros, que desbravaram estas terras. Mas a nossa provocação é: e quem já estava aqui antes deles? As pessoas conhecem essa história?”, questiona o artista. “Queremos que o ‘Muralzão’ seja, além de um ponto turístico, um convite ao pensamento crítico, um símbolo de ancestralidade que nos lembra da história profunda da nossa terra.”

Lançado edital do asfalto na Comunidade Santo Antônio em Vitorino

A realização do mural neste final de ano é vista pelo artista como uma forma de retribuição à cidade, que acolheu o trabalho da Doce Pequi de forma generosa ao longo de 2025. A meta é entregar a obra pronta até o Natal, transformando-a em um presente para todos os pato-branquenses. No entanto, o cronograma enfrenta desafios. 

“Considero este projeto um grande presente de Natal para Pato Branco. A ideia é entregar a obra até lá, mas o cronograma está um pouco estendido”, explica Rodrigo. “A segurança da equipe é prioridade absoluta, e o acesso ao paredão do prédio, por ser uma estrutura mais antiga, exige um cuidado redobrado. Estamos procurando a melhor maneira de acessar a parede, com treinamento e equipamentos de proteção e trabalhando com toda a dedicação para entregar o melhor resultado possível.”

Quando finalizado, o “Muralzão” se juntará ao roteiro de arte urbana de Pato Branco, oferecendo impacto visual e funcionando como um ponto de partida para conversas sobre identidade, memória e o reconhecimento de todas as culturas que formam a base da região.

INFORMAÇÕES:
Projeto: Muralzão
Realização: Coletivo Doce Pequi
Artista Responsável: Rodrigo Piasecki’
Local: Centro Comercial Center Ville – Avenida Tupi, 2200 – Pato Branco – PR
Fomento: Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Governo do Paraná.


FONTE: DIÁRIO DO SUDOESTE

Voltar